|
Porto Grande sua beleza reflete a intesidade de um povo acolhedor |
Criado em 1º de maio de 1992, o município de Porto Grande é um dos mais novos município do estado, pois foi desmembrado de Macapá em 1992.
Porto Grande é um Município com um grande potencial turístico, sua beleza é conhecida pelos rios Araguari, Cupixi, Vila Nova e Matapi, como igarapés que completam a beleza do local em harmonia com as belíssimas paisagens ao longo de suas margens.
|
Porto Grande - Fotos Flikr |
Porto Grande não é nem porto e nem grande, mas é a maior produtor de frutas (abacaxi, laranja, tangerina, pupunha, açaí, melancia, mamão, coco).A terra que já deu muito ouro agora é fonte de riqueza em alimentos com safra de frutas o ano todo. Da terra também são extraídos areias e pedras que fazem do lugar o maior produtor de material base da construção civil.
Durante a viagem para Porto Grande podemos observar as plantações de eucaliptos em plena amazônia, grande parte para abastecer o mercado internacional de papel e celulose na Europa e no Japão onde estão os maiores acionistas.
Atrações Turísticas
Rio Araguari - A cidade é banhada por um dos principais rios do Estado. No período do verão formam-se várias corredeiras que são ideais para a prática de esportes radicais. É também em frente à cidade que fica localizado o balneário Beira-rio. O rio também é o lugar ideal para a prática da pesca esportiva do Pirarucu, do Trairão e do Tucunaré assim como a prática do Rafting (descidas de corredeiras em barcos apropriados) e a canoagem
Pedra Branca – É uma enorme pedra que fica localizada na entrada de um igarapé, ao lado do balneário Beira-rio. Dar para tomar um relaxante banho no rio e depois curtir o pôr-do-sol, num visual inesquecível.
Balneário Brasil Tropical – Fica localizado a 01 km da cidade. O local é ideal para a pesca esportiva e durante o verão as pedras formam pequenas corredeiras. Excelente para a pratica de esportes radicais.
Balneário do Barreto – Distante aproximadamente 03 km da cidade, o local ainda é pouco freqüentado, pois a natureza foi gentil com o lugar, podendo desfrutar de momentos inesquecíveis.
Balneário da Praia Escondida – O nome é bastante sugestivo. Para se chegar é preciso percorrer 04 km e ainda caminhar por uma trilha. No período de verão formam-se várias praias. O local também é pouco freqüentado e só é possível chegar com o auxilio de um guia.
Balneário Central – Às margens da rodovia Perimetral Norte onde é realizado todos os anos o Porto Verão, suas águas claras e cristalinas são um convite ao banho;
Balneário Beira-rio – Em frente à cidade, com uma beleza impressionante e invejável, com enormes pedras que embelezam ainda mais o local onde os moradores costumam tomar banho todos os dias às cinco horas da manhã.
Recanto Pedra sobre pedras - A 109 km de Macapá, na BR-156. Pousada com chalés ecológicos. Ideal para um fim de semana tranqüilo.
Eventos
Festival do Abacaxi - realizado no mês de setembro, seu objetivo é divulgar a grande colheita da fruta, com uma diversidade de comidas feitas a partir do abacaxi, além de shows culturais e artísticos;
Porto Verão – Onde as férias de julho ganham mais emoção, durante todo o mês acontece grandes shows artísticos e culturais durante todo o mês de férias;
Porto Fest – Ocorre em maio o evento que tem como principal objetivo comemorar o aniversário da criação do município.
Festival da Traíra-Açu – A traíra-açu é um peixe regional que se encontra em grande quantidade no município, sua festividade acontece início de novembro como forma de divulgar e atrair turista para o local.
Forrozão do Povo– Evento que ocorre no mês de junho, em data móvel, com o objetivo comemorar a quadra junina;
Festival do Coco – Acontece no mês de novembro, é mais um evento para divulgar esta fruta típica da região. Bebidas e comidas serão feitas apartir do côco.
Festival da Laranja – Evento que ocorre no mês de agosto, em data indefinida, com realização da colônia do Matapi;