Pólo Tumucumaque


Santana
Situada na margem esquerda do rio Amazonas, batizada em devoção à Nossa Senhora de Santa Ana, o município de Santana é o segundo maior em população, cerca de 101.203 habitantes (IBGE2010). 
A história de Santana é comparada com a de Macapá. Mendonça Furtado, capitão geral e governador da Província do Grão-Pará, criou a Vila de São José de Macapá em 4 de fevereiro de 1758. Quando partia para Belém do Pará, deparou com a Ilha de Santana, situada também na margem esquerda do Rio Amazonas. 
As principais atrações estão nas ilhas que cercam o local. 
Porto de Santana
Não por menos, Santana tem o maior porto rodo fluvial do estado, onde embarcam e desembarcam dezenas de pessoas vindas de outras localidades vizinhas, pelo rio. 
A mais bonita e concorrida é a Ilha de Santana, localizada na frente da cidade, banhada pelo Rio Amazonas. Possui uma pequena comunidade, matas, campos preservados e seu acesso é realizado através de catraias – pequenos barcos motorizados que diariamente fazem o transporte. 
Ilha de Santana - Foto: Alfredo Rosa Duarte
Na Ilha de Santana se encontra a Escola Bosque, um projeto arrojado onde seu principal objetivo era o estudo da fauna e flora amazônica. Hoje se encontra paralisada, mas existem trilhas ao longo da mesma, nas quais é possível apreciar árvores centenárias como a Sumaumeira e, se andar mais um pouquinho, você pode se refrescar num delicioso banho no balneário Recanto da Aldeia, onde a mãe natureza foi gentil. 
Serra do Navio
Totalmente oposto à Santana, Serra do Navio é um poço de tranqüilidade. Os seus... mil habitantes não fazem muito barulho, o que permite escutar melhor os cantos dos pássaros. Com perdão do trocadilho, apesar de pequena territorialmente (7.000 km2), é grande em atrativos. Detém densas florestas com inúmeras espécies da flora e fauna da Amazônia. Banhada pelo Rio Amapari e seus igarapés, o local tem rede hidrográfica marcante por se tratar de rios com belas corredeiras, ricos em peixes e recantos naturais de rara beleza, como os balneários de Cachaço e Pedra Preta. O nome do local também revela sua posição na geografia da Amazônia. Localizada numa serra, a cidade, no inverno, é uma das mais frias do estado. E para aqueles que acham que na floresta não faz frio, coloque casacos para encarar as baixas temperaturas da região. 
Porto Grande
Seguindo para Porto Grande, prepare o calção de banho, pois chegou a hora de se aventurar pelos rios. Sua beleza é conhecida pelos rios Araguari, Cupixi, Vila Nova e Matapi, com igarapés que completam a beleza do local, a flora com belíssimas paisagens ao longo das marés, formando locais para o lazer. 
Parque Montanhas do Tumucumaque
A Serra do Navio está inserida no maior parque de floresta tropical do mundo, o Parque Nacional Motanhas do Tumucumaque. E lá, com um pouco de sorte, você pode encontra o Beija-flor Brilho-de-fogo (topaza Pella),mesma espécie que é marca da escola de samba beija-flor de Nilópolis,tradicional escola de samba do Rio de Janeiro. A cidade é banhada por um dos principais rios do Amapá: Araguari. 
No período do verão formam-se várias corredeiras, ideais para a prática de esportes radicais. É também em frente à cidade que fica o balneário Beira-Rio. O rio também é o lugar ideal para a prática da pesca esportiva do Pirarucu, do Trairão e do Tucunaré, assim como a prática do rafting (descidas de corredeiras em barcos apropriados) e da canoagem. Além deste, o turista pode desfrutar de outros balneários, como Brasil Tropical, Barreto, Praia Escondida e Central. 


Por fim, Pedra Branca do Amapari, um município com aspecto montanhoso e desníveis acentuados. Seu clima é de montanhas devido a sua localização. Parte de suas terras se encontra dentro do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.


Fonte:SETUR/AP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...