Pólo Pororoca

o fenômeno da Pororoca e o surfistas da onda mais longa do mundo
O pólo que leva o nome não poderia ter outra atração turística mais importante do que a própria pororoca, fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes de maré com as correntes fluviais. O termo pororoca vem do Tupi Porórka, gerúndio de porórog, que significa estrondar. 
O fenômeno, apesar de ter maior amplitude do Rio Amazonas, também ocorre nos rios de desembocam no Golfo Amazônico e no litoral amapaense. 
Cutias do Araguari
Em Cutias do Araguari já foram registradas ondas de até seis metros de altura. Diferentemente de mar, as ondas são intermináveis. Em Cutia, por exemplo, duram em média 40 minutos. Para se ter uma idéia do tamanho, o surfista que a pega em seu início percorre, no final, 30 quilômetros. Apesar de ser conhecida mundialmente, sua aparição é rara-sorte dos moradores da beira dos rios. É uma onda grande, forte e previsível. Para “dropá-la”, é preciso espera pelo período das chuvas de janeiro a março, ou então nos messes de setembro, sempre durante as luas novas e cheia. 
Ferreira Gomes
Ferreira Gomes é banhada pelo o rio Araguari,dentro dos limites municipais que se situa a hidrelétrica Coaracy Nunes. Conhecida como Cidade das Pedras, o turista encontra pedras de vários tamanhos, mas o destaque se dá para a maior pedra existente, a Pedra da Montanha Negra, assim denominada pelos nativos da região, com 40 metros de altura. De seu topo avistam-se aproximadamente dez km de floresta virgem. Para completar, a rara beleza do local o Rio Araguari, formoso pelas águas cristalinas que banham o local.
Tartarugalzinho
Em 1987, o Pólo da Pororoca ganhou mais um município: Tartarugalzinho. O nome nada tem a ver com tartarugas. Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, o fato deste rio apresentar bastante quedas d’água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores quanto do gado, via fluvial, estavam equacionadas. 
Itaubal do Piririm
Cinco anos depois, o caçula Itaubal do Piririm passou a integrar a região. A origem do nome vem da abundância de uma madeira conhecida pelo nome de itaúba, hoje praticamente extinta. Seu clima predominante é o tropical chuvoso, tendo um período de seca de setembro a dezembro. A extração de madeira é uma das fontes de renda da população, juntamente com a pesca artesanal, que é de grande importância para o local por ser a base alimentar, com destaque para o Tucunaré, Cará, Traira e Taumatá. Também são encontrados búfalos em grande quantidade.

Fonte:SETUR/AP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...