Pólo Meio do Mundo


Se no mundo existe um meio, ele fica em Macapá. Em poucos lugares você pode se divertir passando metade do dia no hemisfério Norte e outra metade no hemisfério sul. E para ter certeza que está no lugar certo, ergueu-se no ponto zero um monumento que se destaca. 
Marco Zero do Equador - Fotos: Internet
Esse e outros atrativos você encontra em Macapá, capital do Amapá. O nome originário de Macapá deu-se pela variação de Maca-Paba, que na língua indígena quer dizer Estância das Macaíbas ou Lugar de Abundância da Bacaba, fruto gorduroso originário da bacabeira, palmeira nativa da região. Com ...habitantes, segundo censo de 2008, a capital do Amapá possui pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade de pessoas que sabem preservar e divulgar seus valores. 
Fortaleza de São José de Macapá - Fotos:internet
Um dos destaques e orgulho desta bela cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio. A Fortaleza de São José de Macapá é, para os amapaenses, uma das maiores referências, pois representa um marco cultural, arquitetônico e histórico. Está localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à capital. Foi erguida em 1764 e 1782, por negros e índios, escravos da colonização portuguesa. Vista de cima se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então governador e capitão-general Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José. Esse belíssimo ponto turístico da capital amapaense, está se tornando cada vez mais conhecida no Brasil. Em 2008, a Fortaleza de São José de Macapá foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil e agora concorre para se tornar Patrimônio da Humanidade. 
Marabaixo
O folclore amapaense apresenta uma variedade de ritmos, sons, musicalidade e danças, predominando as de origens afro-descendentes e sobressaindo-se o batuque e o marabaixo. 
A gastronomia amazônica é a base de peixe e camarão, proporcionando deliciosos pratos. 
A religiosidade da fé católica é um forte apelo turístico onde o profano e o sagrado se encontram, valorizando a cultura local, como na Festa de São Tiago e do Divino Espírito Santo, em Mazagão Velho, e na Festa de São José, padroeiro do estado, e na louvação à Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Igarapé do Lago. 
Estátu em homenagem aRaimundo dos Santos Souza, o Sacaca 
Para conhecer um pouco mais da história da capital e do estado, passe no Museu Sacaca, denominado assim em homenagem a um dos mais populares cidadãos da história amapaense recente. No local são reproduzidas as habitações de várias etnias indígenas, de cablocos ribeirinhos e de castanheiros, profundos conhecedores de plantas e ervas medicinais.
Fonte:SETUR/AP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...