Pólo Extremo Norte


Oiapoque
Do Oiapoque ao Chui. Poucos conseguiram rodar o pais de ponta a ponta, mas quem esteve no começo do Brasil –ou final dependendo do ponto de vista-, teve o privilégio de conhecer a Amazônia e a fronteira do pais com a Guiana Francesa.

Devido à vizinha Saint George, uma colônia francesa, os habitantes de Oiapoque falam, a maioria, o francês. O município possui vários atrativos naturais. Nos vários programas que oferece, está o passeio pelo Rio Oiapoque, com suas cachoeiras (destaque para a Grand Roche), balneários e densa vegetação, além do Vale do Rio Uaçá onde se localizam as principais comunidades indígenas. 


Berço de civilizações indígenas, existem em seu território três grandes reservas a Galibi, a Juminã e a Uaçá, com suas respectivas etnias Galibi, Karipuna e Palikur.
Isso mostra que o Oiapoque é possuidor de importante área sob o ponto de vista da preservação cultural e ambiental. 
Calçoene, Cahoeira Grande e Praia do Goiabal
Vizinha a Oiapoque está Calçoene, município que outrora foi o mais importante do estado devido à abundância em ouro. Hoje, com pouco mais de oito mil habitantes, Calçoene oferece opções de lazer dentro d’água, com mergulho na Praia do Goiabal. Para apreciar boa vista, a dica é conhecer a Cachoeira Grande, com uma vegetação amazônica e uma corredeira com precipitação que declinam em uma cascata onde se pode aproveitar um verdadeiro banho. 
Parque Arqueológico do Solsticio - Calçoene
Ainda em Calçoene, conheça o Parque Arqueológico do Solsticio. No local existe um circulo de pedras, que se supõe construído como um antigo observatório indígena. Com escavações feitas desde 2006, já foram encontrados vestígios de civilizações indígenas. O local é um campo aberto para estudiosos e pesquisadores. Para saber mais da história de toda a região amazônica, vá até o distrito do Cunani Distante 80 km de Calçoene, a vida de Cunani, por si só, no aspecto histórico-cultural apresenta um expressivo atrativo. 


Nesta vida, em 1888 o francês Jules Gross, da sociedade parisiense de geografia e comércio, implantou a República do Cunani, que teve, inclusive, moeda própria.


O município de Amapá desfrutou, por bom tempo, de ser a capital do estado. O principal atrativo turístico é o museu a céu aberto da base aérea do Amapá, construído sob o comando da Marinha Americana. O local foi de grande importância para a história contemporânea do Ocidente, sendo ela, fundamentada no valor estratégico e no objetivo de prestar apoio às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Por fim, Pracuúba, localizado na porção centro-leste do estado. Saindo de Macapá, ande pela BR-156 e passe pelas paisagens mais bonitas do estado. Uma vez no local, não deixe de conhecer a Região dos Lagos e o Projeto Quelônio, do Ibama.


Fonte: SETUR/AP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...